Avião F-105 Thunderchief

posted in: 1960s, Aeronave, Japão, Yonezawa | 7
O F-105 Thunderchief foi um avião supersônico produzido pela empresa Republic Aviation para a Força Aérea Americana (USAF). Era um capaz de alcançar Mach 2 (duas vezes a velocidade do som) e vinha equipado com uma turbina Pratt & Whitney. 
F-105D em vôo.
O F-105 era classificado como caça-bombardeiro e trazia como armamentos um canhão de 20 mm M61 Vulcan, diversas bombas e mísseis que poderiam ser os convencionais, como o AIM-9 Sidewinder (ar-ar) e AGM-12 Bullpup (ar-terra), ou ainda armas nucleares. O Thunderchief iniciou seus serviços em 1958 e participou de diversos conflitos pela USAF, com destaque para a Guerra do Vietnã. Após 36 anos de atividade foi retirado de serviço em 1984.
Esquadrilha de F-105 em vôo sobre a base militar de Hill Air – Utah. 
 
A fábrica japonesa de brinquedos Yonezawa fabricou nos anos 1960 um modelo do F105 bem fiel ao avião real.  
Feito em lata é movido à pilha e movimenta-se para frente, abrindo e fechando as asas, emitindo sons e acendendo luzes. Sem dúvida é um belo exemplar de brinquedo!
Quer saber mais sobre o F-105 Thunderchief? Então clique aqui.

7 Responses

  1. Marcius Victor

    Hoje em dia tem-se no mercado uma cópia (diria fajuta) de plástico, que também tem movimentos e emite um barulho (isso mesmo, barulho) inconveniente demais, que nem chega perto deste clássico…

    Uma pena! Alguns brinquedos antigos dão de 10 em relação aos atuais…

    Legal o post Alfredo. Rico em informações interessantes.

    Abraços,
    Marcius Victor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *